Voltar para Evidências

Em Tocantinópolis, escola pública de ensino médio tempo integral celebra recorde de notas acima de 900 na redação do ENEM 2024

Foto: Folha do Bico

Fonte: Assessoria de Imprensa

CEM Darcy Marinho, de Tocantinópolis (TO), a 500km de Palmas, é a única instituição integral na cidade e celebrou conquistas expressivas, com aprovações em universidades públicas em cursos como Arquitetura e Medicina Veterinária, além de altos índices na redação do exame

Estudantes do Centro de Ensino Médio Integral Darcy Marinho, de Tocantinópolis (TO), conquistaram grande destaque no ENEM 2024. Para o ano letivo de 2025, a escola obteve 11 estudantes com notas acima de 900 na redação, um marco significativo para a instituição que, até então, havia registrado apenas uma aluna com desempenho semelhante – 960 pontos na redação do ENEM 2022.

O feito ganha ainda mais relevância ao considerar que, nacionalmente, apenas 10,7% dos candidatos atingem notas acima de 900 na redação. Tocantinópolis, com cerca de 20 mil habitantes, possui apenas quatro escolas públicas que ofertam o ensino médio, sendo o CEM Darcy Marinho a única com o modelo de tempo integral, que se destaca por sua abordagem inovadora na formação acadêmica e no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Entre os destaques estão Manoela Fernandes de Araújo, que alcançou 940 pontos e garantiu sua vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Henrique de Sousa Pereira, aprovado em Engenharia Agronômica no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com uma nota de 920 na redação.

Protagonismo e formação integral

A diretora da escola, Suelene Gomes Silva, atribui o sucesso dos alunos à metodologia de ensino em tempo integral, que oferece um currículo alinhado às dimensões intelectual, social e emocional dos estudantes. “O ensino integral faz toda a diferença, pois os alunos são preparados para enfrentar desafios acadêmicos e pessoais, com foco na formação para o século XXI”, ressalta. Além do conteúdo curricular, a escola aposta em iniciativas que promovem o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida.

Um dos destaques dessa abordagem é o Clube Monteiro Lobato, voltado para a leitura e produção textual. A aluna Thaís Regina Borges Resplandes, que participou ativamente do clube por dois anos e chegou a presidir o grupo, conquistou uma vaga no curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), após obter 900 pontos na redação. “O clube me ajudou bastante. A gente fazia muitas leituras e produzia textos, o que me fez melhorar na escrita. Foi uma experiência muito importante para mim”, comenta a estudante.

Além do clube de leitura, outros grupos desempenharam papel fundamental na formação dos alunos, como o Clube Emoções, que trabalha o desenvolvimento socioemocional por meio do projeto “Doutores do Afeto”, e os clubes de Música e de Dança, que proporcionaram

experiências enriquecedoras, com participação em eventos como o Canta Tocantins e o Dança Tocantins, realizados em todo o Estado, onde estudantes da escola chegaram à fase final da competição regional.

A diretora Suelene reforça que os clubes são uma extensão da sala de aula e oferecem um espaço para que os estudantes desenvolvam competências além do currículo formal. “Esses projetos incentivam os alunos a acreditarem no seu potencial e contribuem para que estejam mais preparados para os desafios da vida acadêmica e profissional”, conclui.

Excelência acadêmica e resultados expressivos

A qualidade do ensino no CEM Darcy Marinho é resultado do comprometimento dos professores e da eficaz aplicação dos pilares do modelo de ensino integral. Um desses pilares, o nivelamento, garante que cada aluno receba um acompanhamento personalizado para superar dificuldades de aprendizagem e reforçar os conteúdos nos quais apresentam deficiência. “Nosso objetivo é identificar as dificuldades de cada estudante e oferecer suporte para que eles se sintam confiantes e preparados para o ENEM”, afirma o professor Raimundo Vaney Gomes da Silva, titular de Língua Portuguesa. Como resultado, a turma de 3º ano alcançou desempenhos notáveis, com 21 estudantes obtendo notas entre 800 e 900 pontos. No Tocantins, uma em cada dez escolas de ensino médio é de tempo integral, totalizando 28 escolas integrais avaliadas em comparação a 180 escolas regulares. Os dados do Censo Escolar 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçam a importância dessa modalidade. O Tocantins ocupa o primeiro lugar no ensino médio integral na Região Norte e o segundo em âmbito nacional, atrás apenas de Goiás e Espírito Santo, que estão empatados no primeiro lugar. Com uma média de 4,7, as escolas integrais do Governo do Tocantins superaram a média nacional de 4,1, tornando-se a rede estadual de ensino integral de maior destaque na região. Atualmente, 18% das escolas públicas estaduais já adotam esse modelo educacional.

Sobre o Ensino Médio Integral

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes.

 

Instituto Sonho Grande
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.