Voltar para Evidências

Como escola integral tem melhorado desempenho de alunos da escola pública no ES

Foto: Divulgação/Sedu

Esse conteúdo foi originalmente publicado no portal A Gazeta.

O Espírito Santo conquistou as primeiras colocações do país no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023. No geral, ficou na segunda colocação e, ao considerar o ensino médio que funciona com o ensino profissionalizante, alcançou o primeiro lugar do país, empatado com Goiás.

Esse avanço é reflexo, entre outros fatores, do aumento do número de escolas em tempo integral nos últimos anos no Estado. Atualmente, são 184 escolas desse modelo — com carga horária de 7 horas ou de 9 horas e meia —, tendo ao menos uma em cada município capixaba. Só em 2024, foram mais 28 novas escolas desse modelo na rede.

Com mais tempo de aprendizagem, o resultado dos alunos do ensino médio no Ideb é superior aos de estudantes da escola regular. Foi o que apontou um levantamento feito pelo Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura, com base nas notas do Ideb.

Os dados apurados pela entidade mostram que as escolas integrais apresentam taxas de abandono e reprovação até duas vezes menores em comparação com escolas regulares.