Escola Augustinho Brandão, no tempo integral, é uma das 10 melhores do Brasil
Foto: Reprodução/Portal Oito Meia
Esse conteúdo foi originalmente publicado no portal Meio News.
No levantamento realizado pelo Instituto Sonho Grande (ISG), em parceria com Instituto Natura, que analisou o desempenho das Escolas de Tempo Integral na diminuição da evasão escolar no Ensino Médio brasileiro, constatou-se que no Piauí esse novo modelo educacional contribuiu para que o abandono dos alunos ao curso alcançasse, em 2023, uma redução de 19% em comparação com as escolas regulares.
piauí em destaque
O principal destaque ficou com a CETI Augustinho Brandão, que teve a maior nota do estado (IDEB 7,0) e está entre as 10 maiores do país. A escola está situada na pequena Cocal dos Alves, município de 6 mil habitantes que fica a 280 quilômetros da capital Teresina. No total, foram avaliadas 329 escolas , sendo 78 delas ETIs (Escolas de Tempo Integral) e as demais escolas regulares.
As estimativas incluem apenas aquelas com informações devidamente divulgadas e com uma taxa de participação no SAEB acima de 80%. As análises consideraram escolas propedêuticas localizadas em zonas urbanas da rede estadual, onde as escolas de Ensino em Tempo Integral devem oferecer ao menos uma turma da última série do Ensino Médio com uma carga horária superior a 420 minutos diários, conforme o Censo Escolar 2023 do INEP.