Escola pública do Maranhão cria projeto para debater saúde mental, precarização e discutir soluções para o futuro do mercado de trabalho
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
Esse conteúdo foi originalmente publicado no portal O Maranhense.
Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a juventude maranhense está à frente, buscando soluções para os desafios do mercado de trabalho e buscando construir um futuro mais justo e digno. Os desafios do mercado de trabalho ganharam espaço para reflexão e aprendizado no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Itaqui-Bacanga, em São Luís (MA). No projeto “Desafios do Mundo do Trabalho: Globalização, Saúde Mental e Exploração Contemporânea”, os estudantes exploraram temas como precarização, desemprego e trabalho escravo contemporâneo, conectando essas questões globais às suas próprias vivências e ao contexto local.
A partir de atividades como debates, campanhas educativas e estudos de caso, a iniciativa incentivou os alunos a compreenderem os impactos da globalização e da exploração nas relações trabalhistas e na saúde mental. Desenvolvido dentro do modelo de Ensino Médio Integral, a iniciativa também integrou discussões sobre soluções práticas e políticas públicas, permitindo que os jovens relacionassem o aprendizado teórico à aplicação no mundo real, com uma abordagem crítica e transformadora.
“Os temas abordados nas atividades fazem parte do cotidiano dos jovens, seja nas dificuldades que muitas famílias enfrentam no mercado de trabalho, seja nas discussões atuais sobre saúde mental e dignidade laboral. Trazer essas questões para a sala de aula foi uma forma de conectar o aprendizado à realidade deles, mostrando como a educação pode ser um espaço para reflexão crítica e construção de soluções. Essa conexão torna o processo de aprendizado mais significativo e engajador,” explica Francilma Everton, professora de Sociologia e coordenadora da iniciativa.