Voltar para Evidências

Estudantes de Ensino Médio Integral aumentam desempenho em matemática

Foto: Diário da Manhã

Esse conteúdo foi originalmente publicado no portal Diário da Manhã.

Resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) de 2023 apontaram que os Centros de Ensino em Período Integral (CEPI) tiveram uma melhora de 12 pontos em relação aos dados de 2022 na aprendizagem em Matemática. Os índices sinalizam os efeitos positivos do investimento na educação em tempo integral no estado.

Considerando que um estudante típico aprende ao longo do Ensino Médio o equivalente a 15 pontos na escala SAEB em Matemática e 20 pontos em Língua Portuguesa, de acordo com uma pesquisa do professor Ricardo Paes de Barros, pode-se concluir que estudantes do Ensino Integral tiveram uma aprendizagem 80% maior em Matemática. De acordo com o relatório, a Proficiência Média da 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa passou de 275,7 (2022) para 284,9 (2023), enquanto em Matemática o quantitativo evoluiu de 273,3 (2022) para 285,1 (2023).

Os números, segundo Deise Cardoso, diretora do CEPI Dr. Rubens Correa Aguirre, escola de Ensino Médio Integral em Aragarças (GO), contrariam alguns estudos que mostravam que o ensino demoraria até cinco anos para conseguir recuperar os índices de antes da pandemia.