Professora do Maranhão quer salvar nascentes com Educação Ambiental, conexão com a cultura local e práticas de campo
Foto: Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres
Esse conteúdo foi originalmente publicado no portal O Maranhense.
O papel do professor vai além do ensino tradicional, abrindo portas para novas oportunidades e inspirando jovens a sonharem grande. Ao conectar o currículo escolar com os interesses e aspirações dos alunos, esses educadores contribuem para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro.
Neste Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, destacamos por meio de suas prática inovadora, uma professora que atua como ponte entre o conhecimento e sua comunidade. No contexto do Ensino Médio Integral (EMI), uma modalidade de ensino público presente em todo o Brasil, essa professora impacta positivamente a vida de seus alunos, fortalecendo a educação como um caminho para a transformação social.
No Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, em Pastos Bons (MA), Rosa Maria tem transformado a educação ambiental ao conectar seus alunos à cultura local e ao meio ambiente. Através do projeto “Rosa Aventureira”, inspirado na personagem do desenho animado, ela incentiva os jovens a explorarem a biodiversidade do cerrado maranhense, promovendo o reconhecimento de mais de 168 plantas nativas, incluindo 25 espécies exóticas, em parceria com curandeiras e cientistas. Os alunos participam ativamente de atividades de campo, coletando e catalogando plantas, o que não só promove o aprendizado na prática, mas também os ajuda a entender a importância da flora e fauna para o equilíbrio ecológico.